sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Onde está e pra quê serve o lactato?

O lactato é produzido pelo organismo após a queima da glicose (glicólise), para o fornecimento de energia devido à falta de oxigênio (metabolismo anaeróbico láctico). Contudo, tecidos bem oxigenados podem em certas condições gerar lactato através da glicólise aeróbica. A produção normal de lactato é de 1 mmol/Kg/hora. Ocorre principalmente no músculo esquelético, intestino, cérebro e glóbulos vermelhos; estudos em animais e humanos mostraram que o pulmão pode ser uma fonte importante de lactato no contexto de lesão pulmonar aguda.
Em atividades físicas de longa duração, o suprimento de oxigênio nem sempre é suficiente. O organismo busca esta energia em fontes alternativas, produzindo o lactato. O acúmulo desta substância nos músculos pode gerar uma hiperacidez, que causa dor e desconforto logo após o exercício.Assim, a determinação da concentração sanguínea do lactato permite avaliar indiretamente a acidose metabólica do exercício, sendo uma das ferramentas diagnósticas utilizadas pela Fisiologia do Exercício.

2 comentários:

Focc@ disse...

queima da glicose sem Oxigênio?!?!?!?!? mas queima não necessita de um comburente?
O lactato tem função fisiológica dentro da célula??? com você produziria energia através do lactato se você fosse uma bactéria??? e você iria produzir o que a partir disso??? para isso ocorrer necessita Oxigênio???

Focc@ disse...

Bom...se o lactato vem da glicose...não seria legal vocês conversarem com o pessoal do grupo da glicose??? qual a via que produz o lactato a partir da Glicose?